O começo...



      Bom, meu nome é Izabel Barbosa Gama, tenho 16 anos e nasci em Curitiba - PR. Aos 6 anos fui morar em Joinville - SC e vivi lá até hoje. Acontece que, quando eu tinha uns 11 anos, comecei a me interessar por uma coisinha chamada Intercâmbio! Os filhos dos amigos dos meus pais começaram a fazer e eu vi o quão bom isso podia ser... novas vivências, experiências, crescimento pessoal, independência e todos os atributos dessa maravilha.
      Eis que no ano passado eu fui apresentada ao Rotary e descobri que eles proporcionavam esse programa. Descobri que era superseguro, que seria feita uma seleção e dependendo da minha classificação, o intercâmbio era meu!
      Fui fazer a inscrição, mas não sabia que era necessário um Rotary Club padrinho. Foi então, que com a ajuda de amigos, consegui o Rotary Club Joinville Pirabeiraba, que aceitou me apadrinhar! Depois de trancos e barrancos, fui fazer a primeira prova em Joinville! Descobri que uma das minhas melhores amigas, Catarina, ia fazer as provas também. Foi um alívio! Nesse primeiro encontro, não conheci muita gente. Fui apresentada aos rotarianos, inbounds (intercambistas de outros países, que estavam no Brasil) e ex-intercambistas do Distrito 4650. Também tivemos palestras sobre o que é o Rotary e os projetos por ele desenvolvidos. Provas escritas feitas, teste de grafologia também e com o psicólogo.
      Depois tivemos outro encontro, com todos os candidatos, em Jaraguá do Sul - SC. Foi muito legal, fizemos várias gincanas, tivemos mais palestras e pudemos nos conhecer melhor! Após isso, tivemos o querido Application para preencher. Uma documentação enorme, onde deveriam conter dados pessoas, do club patrocinador, cartas, informações médicas, cópia de passaporte, histórico escolar, declaração de algum profissional da escola falando sobre o aluno, seu comportamento, ata do clube, assinaturas... MUITA COISA! E tudo em inglês.
     Bom, agilizei tudo e fui a segunda do distrito a entregar! Depois de tudo isso, veio a tal classificação... fiquei em 7º lugar (de 36) e fiquei bem feliz, porque apesar dos meus pais me ajudarem com o dinheiro e o transporte, fiz todo o resto sozinha. Digamos que tenha sido uma das minhas maiores conquistas e realizações!
    No início do processo seletivo, eu queria Canadá, mas sabia que era quase impossível, pois havia apenas 1 vaga! Então decidi pela Dinamarca, mas tinha Alemanha como uma opção, caso não desse Dinamarca. Então vieram as ofertas de vaga: Alemanha, Equador, Eslováquia, Índia, Indonésia, Estados Unidos, México, Tailândia, Taiwan, Venezuela (Aruba, Curaçao, Bonaire). Fiquei chateada no início, porque não tinha Dinamarca - uma vez que a 4ª colocada escolheu esse país - mas conversei com meus pais, padrinhos e resolvi que iria pra Alemanha.
    O conflito veio quando a Chairman do nosso distrito me ligou oferendo uma vaga para a Dinamarca, já que ela sabia que eu queria muito. Aceitei. Depois fiquei atordoada, chorei e achei aquilo estranho, pois se eu queria tanto a Dinamarca, não deveria chorar por perder a Alemanha. Liguei de volta e pedi mais um prazo. Ganhei até 12:00 do outro dia. Conversei com minha família de novo, ligamos para uma rotariana amiga da família e, através do skype, para um amigo da família que mora na Dinamarca. Ele me disse que a Dinamarca é um ótimo país, mas que o alemão me abriria mais portas, uma vez que só se fala dinamarquês na Dinamarca e que sua casa estaria sempre aberta para mim, caso eu quisesse ir passar um tempo lá!
    Sem dúvidas, escolhi a Alemanha e fiquei muito feliz! Passei a pesquisar, me interessar mais e vi que o país era muito mais do que eu aprendi nos livros da escola. Comecei a adicionar intercambistas que estavam na Alemanha em redes socias e a conversar com pessoas que já tinham visitado o país.
    Enfim, me apaixonei por tudo que vi, li e tenho certeza de que foi uma excelente escolha.
   
 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário